O engenheiro eletricista Tomás Czamanski Nora, 26 anos, de Caxias do Sul, formado pela UCS no curso de Engenharia Elétrica em 2010, é atualmente engenheiro de pesquisa e desenvolvimento na University of California Berkeley, instituição americana que ocupa o terceiro lugar entre as melhores escolas de engenharia do mundo.
O caxiense estudou no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na primeira turma do curso de Engenharia Elétrica. A trajetória de sucesso iniciou a partir de um intercâmbio acadêmico e ao apoio de professores da Instituição para realizar uma parte internacional de sua graduação na Pittsburg State University, em Kansas, Estados Unidos.
“Fui o primeiro aluno a fazer matrícula no curso de Engenharia Elétrica e o primeiro a concluir a graduação. O espírito empreendedor de todos os professores, coordenação e funcionários na criação deste curso foi outro fator muito presente e motivador na caminhada dos alunos e nos ajudou a pensar além dos limites, normalmente presentes em ambiente acadêmico”, enfatiza.
Após formado, Tomás Nora foi aos Estados Unidos na busca de uma especialização na área de Sistemas de Informação. “Como eu já tinha experiência na área, comecei a trabalhar durante o curso de pós-graduação. Com esse emprego consegui mostrar minhas credenciais e ao finalizar o curso, fui contratado. Agora assumi a posição de engenheiro de pesquisa e desenvolvimento na University of California Berkeley”.
A realização de um intercâmbio foi fundamental para a caminhada trilhada pelo engenheiro eletricista a partir do momento que encontrou apoio por parte dos professores do curso. “Considero a oportunidade que a UCS me ofereceu, através do Escritório de Intercâmbios, o pilar de fixação de minha carreira. Faço questão de divulgar o programa e incentivar outros alunos que aproveitem também essas oportunidades. O intercâmbio foi o diferencial que tantos procuram na profissão escolhida”, conclui.
Engenharia Elétrica
A UCS oferta o curso de Engenharia Elétrica, neste Vestibular de Verão, em duas unidades universitárias: na Cidade Universitária, com 50 vagas e funcionamento no vespertino e noite, e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com 40 vagas e funcionamento no vespertino e noite. As inscrições estão abertas até 24 de novembro. Mais informações sobre o Vestibular de Verão no site www.ucs.br.
Convênios internacionais
A UCS mantém mais de 100 parcerias com instituições de Ensino Superior de 28 países, em programas como o de Mobilidade Acadêmica, o Ciência Sem Fronteiras, o Fórmula Santander, o Íbero-Americanas e o Brafitec, que oportunizam a aquisição de novos conhecimentos e a imersão em língua estrangeira.
O Programa de Mobilidade Acadêmica possibilita aos alunos de graduação realizarem um ou dois semestres letivos em uma instituição parceira, com aproveitamento total ou parcial dos estudos desenvolvidos.
Mais informações pelo fone (54) 3218.2598, e-mail: mobilidade@ucs.br, twitter:@intercambioucs e facebook: facebook.com/arintucs.
Um eletricista também pode ser engenheiro?
ResponderExcluirTrabalhar para a Universidade de Califórnia deve ser algo ótimo para seu currículo e um honor especial porque é um lugar muito importante no mundo da educação.