12 de jul. de 2011

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica: Conhecendo-as!

Você sabe o que faz o profissional dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica? Se não, confira concosco!













Engenharia Elétrica

- Objeto de Estudo

O Engenheiro Eletricista - habilitação eletrotécnica - estuda, projeta e especifica principalmente a geração, a transmissão e a distribuição de energia e a sua utilização por consumidores industriais, comerciais e residenciais. Também estuda as instalações e o controle do uso de energia em sistemas grandes e complexos, como uma cidade ou uma grande indústria.

- Campo de atuação

Usinas de geração de energia (hidrelétricas, termelétricas, nucleares e com energias renováveis), empresas de construção e manutenção de sistemas de distribuição, elaboração e execução de projetos de instalação elétrica e manutenção de sistemas elétricos e máquinas elétricas (geradores e motores). Podem atuar como funcionários de empresas (produção e serviços) ou criar suas próprias empresas, também para produção e/ou serviços.

- O que faz o profissional

Atua em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição; em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial; em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas; na definição do potencial energético de bacias hidrográficas, eficiência de sistemas energéticos, conservação de energia, fontes alternativas e renováveis de energia; com simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador; na fabricação e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos.

Engenharia Eletrônica

- Objeto de Estudo

O Engenheiro Eletrônico estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos eletro-eletrônicos, eletromecânicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, sensores e atuadores de transmissão e recepção de dados, de áudio/vídeo, de segurança patrimonial e de eletrônica embarcada.

- Campo de atuação

O Engenheiro Eletrônico é habilitado para trabalhar em empresa que atue no mercado industrial, automotivo, comercial e financeiro, alimentício, hospitalar e de saúde em geral, e de sistemas de automação predial e residencial; na fabricação, na aplicação e na manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas elétricos e eletrônicos.

- O que faz o profissional

Engenheiro Eletrônico é profissional de formação generalista, que atua na área de materiais e desenvolvimento de sistemas, produtos e equipamentos eletrônicos, sistemas embarcados, conversores, equipamentos biomédicos e informática médica. Planeja, projeta em hardware e software, instala, opera e mantêm sistemas e instalações eletrônicas, equipamentos, dispositivos e componentes odonto-médico-hospitalares e de instrumentação biomédica, sistemas de
áudio/vídeo e comunicação de dados, sistemas de medição e instrumentação eletro-eletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle eletrônico e de automação, e de sistemas eletrônicos embarcados e processamento de sinais-imagem. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

7 de jul. de 2011

Matt Cutts: Try something new for 30 days | Video on TED.com

Matt Cutts: Try something new for 30 days | Video on TED.com

Pessoal, assisti a esse vídeo e achei muito interessante. Estou compartilhando com vcs!

Ciência sem Fronteiras


Boa noite, pessoal! É isso aí, vamos dar um espaço aqui para nossa querida presidenta falar sobre tecnologia. Confira a oportunidade que está surgindo para nós, estudantes de Engenharia...






A Presidente Dilma Rousseff anunciou recentemente a concessão pelo governo brasileiro de 75 mil bolsas para programas de mobilidade acadêmica no exterior.


Esse programa deve iniciar com a seleção imediata de estudantes de graduação das áreas de ciências exatas e tecnológicas, com ênfase em engenharias.

O principal critério de seleção será o desempenho acadêmico dos candidatos, tendo como pré-requisito fundamental o conhecimento da língua inglesa aferido pelo TOEFL.

A seleção ocorrerá durante o mês de julho de 2011 e os estudantes selecionados deverão iniciar as atividades no exterior em janeiro de 2012.

Em razão dos prazos curtos, é importante que estejamos atentos aos editais que serão lançados pela CAPES e pelo CNPq nos próximos dias.

Essa primeira etapa, limitada a estudantes de graduação nas áreas mencionadas, será seguida por novas chamadas abrangendo todas as opções divulgadas na apresentação do programa Ciência sem Fronteiras.